terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Mentiras e verdades

Fico surpreendida com a facilidade com que as pessoas mentem. Mentem com a mesma facilidade com que respiram. Abomino a mentira. Acho que mentir a alguém é imperdoável. Não há mentiras grandes e mentiras pequenas. Há mentiras. A mentira tem o poder de magoar duplamente. Magoa porque  alguém em quem confiávamos nos enganou, e magoa porque ficamos a saber a verdade. da pior maneira possível. Facilmente evitável. Desculpas não perdoam mentiras. 

Não digo que acontecesse como ao Pinóquio, porque acho que começaríamos a ter alguma dificuldade a andar na rua com tantos narizes maiores que a ponte Vasco da Gama, mas por cada mentira, devia cair um dente a quem mente.

Afinal, porque é que as pessoas mentem? Para se enganarem a si ou aos outros?

Adenda
Tenho imensos defeitos, mas mentir não é um deles. Não tenho jeito, nem vocação. E ainda bem. Lembro-me de uma vez em que menti e arranjei um belo 31 a um amigo meu. Saída com os amigos em que o J depois de jantar vai deixar a namorada a casa, diz que vai para casa e vai ter connosco. "Não digas à A. que eu vim". A A. é amiga por afinidade, por namorar com o J. Apesar de achar uma idiotice esta história, porque não haveria nenhum mal se dissesse a verdade quando a A. me perguntou onde fomos, como foi, etc, omiti o facto de o J. ter ido. Na semana seguinte, num jantar de aniversário, em conversa sobre um episódio que se tinha passado, comento "Ó J., e aquele cromo que estava no B., na semana passada? Muito à frente!" Depois de ele quase me matar com o olhar é que me lembrei... meti água, uma cisterna dela. Escusado será dizer a reacção da A. Ele não ficou chateado comigo porque sabe que não fiz de propósito. Fiquei eu chateada comigo pelos dois. Não, não tenho jeito para mentir. Além disso, deve dar uma trabalheira desgraçada lembrar das mentiras, das verdades e não confundir tudo. Digo eu.

25 comentários:

Katchup disse...

Acho que as pessoas mentem para se enganar a elas próprias!

Também não gosto!

maria teresa disse...

Mentir pode ser uma doença.
Tenho uma amiga que mente constantemente, não prejudica ninguém, mente sobre ela, enaltece acontecimentos, esquecendo-se que muitas vezes o que conta não foi passado com ela mas com uma 3ª pessoa, vive e relataepisódios de conhecidos como se tivesse estado
presente. Ela interioriza essas "cenas".Todos os que gostamos dela não dizemos que ela mente, dizemos que é muito criativa...
Abracinho

maria teresa disse...

PSEUDOLALIA chama-se a doença que leva as pessoas a mentirem compulsivamente.

M. disse...

Também detesto mentiras. Sinto-me traída quando apanho mentiras de alguém em quem eu confiava.
É uma desilusão tremenda.

Acho que se ganha muito mais em ser honesto.

Beijinhos. :)

Trintão disse...

Também não percebo porque as pessoas mentem tanto...

Enfim, dado serem a grande maioria, deve ser um problema nosso qualquer de formação de carácter. Num sei...

:s

mjf disse...

Olá!
Tam também detesto a mentira:=((
Mesmo aquela por omissão...

Beijocas

Checa disse...

A mentira por pequena que seja é inadmissível...A verdade dói sempre menos...e a mentira tem pernas curtas!:)

Beijinhos

Libelinha☆ disse...

Também não entendo porque há pessoas que mentem tanto... A verdade vem sempre a cima!...

Beijinhos ;P

Nowe disse...

Querida Nirvana;
A mentira, é algo que corroí cá dentro.
Prefiro mil vezes uma verdade, mesmo que essa me magoe por momentos, que uma mentirinha daquelas "pequeninas" que ferem de uma maneira sem igual.
Sou a favor das verdades.
Beijinho grande* minha (sempre) querida Nirvana*
Tem um óptimo dia*

Sonhadora disse...

Sou como tu, detesto mentiras! Mas existe muito boa gente que vive na mentira e das mentiras! As poucas vezes que menti fui logo "apanhada"!
Beijocas

mimanora disse...

Tenho um péssimo defeito....... tcharan..... não consigo mentir ahahah. Sempre que tentei, aquelas mentirinhas pequenas ou viam logo na minha cara ou era apanhada em falso logo a seguir ahahha
Mentir não vale a pena, prefiro a verdade nua e crua, até a que pode magoar!

Beijinho Nirvana

Cris disse...

é muito bom saber que me correspondo com uma pessoa que tem principios como você . A mentira impede as pessoas de viver, pois elas sempre se convencem de algo que é irreal e isso prejudica apenas elas mesmas é como uma fuga, uma especie de covardia.

Unknown disse...

Mentem porque não sabem assumir-se. A mentira não engana ninguém.
Um abraço

Nirvana disse...

Olá Katchup
Eu acho que elas mentem para se enganarem a elas, pensando que enganam os outros!
Beijinhos

Nirvana disse...

Maria Teresa
Nesse caso, há uma explicação, é uma patologia. Mas há aquelas pessoas que mentem porque querem, conscientemente, enganar, e isso é que eu não consigo entender. Depois, enrolam-se e enrolam-se!
Beijinhos

Nirvana disse...

Olá M.
Eu tenho uma grande dificuldade em confiar em quem me mentiu. Vem-me sempre à cabeça o ditado "cesteiro que faz um cesto, faz um cento".
Beijinhos

Nirvana disse...

Trintão
É uma forma de ver as coisas :))
Se calhar mentir é normal. Será?
Nããã!! Num acho. :)Mentir é sempre errado, sempre! Além de muitas vezes insultarem a nossa inteligência com algumas mentiras!
Beijinhos

Nirvana disse...

Mjf
Somos duas. Não vou dizer que nunca, nunca menti. Já. Por omissão. Mas apanhavam-me sempre porque depois me fugia sempre a boca para a verdade. Pior é que eram mentiras a pedido, como a que conto aqui.
Beijinhos

Nirvana disse...

Checa
Concordo plenamente. Prefiro a verdade mais feia à mentira mais bonita. Com a verdade sei lidar, com a mentira não. Além da mentira tenho de lidar com a desilusão, coisa em que não tenho muito sucesso habitualmente.
Beijinhos

Nirvana disse...

Libelinha linda!!
Ainda bem que regressaste dos teus voos!!!
Concordo contigo. Tem perna muito curtinha a mentira!
Beijinhos

Nirvana disse...

Querida Invisível
Concordo plenamente contigo. Uma mentira pode destruir não só um sentimento como fazer desmoronar o que levou uma vida a construir.
Nunca é boa ideia. Pode até parecer o caminho mais fácil, mas não é!
Beijinhos

Nirvana disse...

Sonhadora
Somos duas!! Apanharam-me sempre, nas poucas vezes que não disse a verdade completa. Já nem tento. :)
Beijinhos

Nirvana disse...

Olá MImanora
Olha, somos duas, então. Eu já nem tento. Mesmo aquelas mentirinhas tipo não vou à festa porque estou ocupada (quando na verdade não quero é ir), se estiverem a olhar para mim, vêem logo que estou a inventar. Se não, sou bem capaz de estar a falar com a mesmíssima pessoa e dizer que estive a ver televisão ou fui passear.
Beijinhos

Nirvana disse...

Olá Cris :)
Obrigada pelas tuas palavras.
Eu acho que mentir, enganar. é uma falta de repeito para com a outra pessoa. Numa amizade então, é imperdoável.
Concordo contigo.Acho que quem mente o faz porque não tem coragem de se assumir e assumir os erros. Tamb+em nunca os irão corrigir se não os assumirem.
Errar, qualquer um erra. Assumir isso, nem todos assumem. Aprender com o erro são ainda menos.
Beijinhos
Beijinhos

Nirvana disse...

Olá João
Concordo contigo. Mas não seria mais fácil? Só o facto de assumirem, de terem a honestidade de dizer, seria meio caminho para o erro não ser grave. Enfim, não consigo entender!
Beijinhos