segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Como encontrar a/o namorada/o ideal


Há quem diga que tudo, tudo, se pode traduzir em linguagem matemática.

Peter Backus  um estudante/investigador de 30 anos que vive em Londres. Solidário com as preocupações dos seus amigos, resolveu calcular quais as probabilidades de encontrar a namorada ideal. Parece que esta é uma das coisas que se pode resumir numa simples equação matemática. Adaptou uma equação criada pelo astrofísico Frank Drake na década de 60, que estimava o número de civilizações alienígenas que poderiam ser encontradas na Via Láctea.

Calculou:
- a taxa de crescimento da população no Reino Unido (superior à de Portugal)
- fraccionou o número de pessoas do sexo feminino (tem lógica)
- entre estas, fraccionou as que viviam em Londres (não deve querer ter de se deslocar)
- reduziu o número às que tinham entre 24 e 34 anos, educação superior e eram fisicamente atraentes - supôs ele 1 em cada 20 (esquisitinho, não?)
- acrescentou variáveis como a quantidade de mulheres solteiras que o achariam atraente (aqui, não disse qual a proporção, se 1 em 20 ou 1 em 200) e a probabilidade de sentir sintonia com elas quando as conhecesse (não tarda muito não tem ninguém).

Encontrou então a fórmula mágica:

G = R x fw x fl x fa x fu x fb x L

G =  número de potenciais namoradas
R = Rácio de formação de pessoas no Reino Unido
fw = Fracção de pessoas no RU que são mulheres
fl = Fracção de mulheres do RU que vivem em Londres
fa = Fracção de mulheres em Londres que têm idade apropriada
fu = Fracção de mulheres em Londres que têm educação universitária
fb = Fracção de mulheres consideradas atraentes
L = Tempo que viveu até ser possível encontrar uma potencial namorada

Chegou à seguinte conclusão: Dos 30 milhões de mulheres no país, apenas 26 seriam namoradas adequadas. Concluiu que numa saída em Londres teria 0,00034% de possibilidades de encontrar a tal pessoa especial. Ou seja, é só 100 vezes superior à de encontrar vida inteligente na nossa galáxia.

Matemática... ainda bem que percebo pouco de matemática!
Tenho cá para mim que para descobrir isto, vale mais estar quieto, parar de fazer contas e ir beber um copo.

Artigo publicado na revista Sábado, nº300, 28 Janeiro. Apenas as palavras em itálico são minhas. A fórmula foi feita incluindo o género masculino. Acho que será igual para o sexo masculino.

36 comentários:

Kika disse...

Eu acho que os amigos solteiros devem ter ficado a gostar pouco dele... :P que optimismo!!!

mjf disse...

Olá!
Vai ficar sem namorada:=))
Mas sorte de quem o não encontrar...
Que melga...

Beijocas
Boa semana

siceramente disse...

sim..o tempo que perdeu com esta inutilidade! As saídas à noite funcionam porque as pessoas andam mais desinibidas :P

Libelinha☆ disse...

Se tudo fosse um cálculo matemático não haveria ninguém em letras, lol...
Andáva tudo aí em equações milaborantes, hehehe!...

Beijinhos ;P

Pinkk Candy disse...

bem, que paciência! se isso for verdade, vai ser muuuuito difícil arranjar namorada, lol
e com essas continhas todas, deve ser um chatinho de 1ª, isso não calculou ele, mais difícil ainda, looolll

xoxo

uminuto disse...

pudera enquanto perde tempo com estes cálculos a namorada ideal encontra uma alternativa mais credível
um beijo

Checa disse...

Que parvoíce! Não deve ter nada mais interessante para fazer. Tipo namorar!:)


Beijinhos

Anónimo disse...

0,00034%? Pensava que era menos. Estou muito mais animada agora.
Bjks
IM

Jaime Piedade Valente disse...

a matemática pode ser muito útil e interessante, fascinante mesmo

Pitágoras disse que era a música do espírito

Soraia Silva disse...

creio que repetiste as palavras "que se pode resumir" e "que para descobrir" 2 vezes :P

bem, vale mesmo ficar pelo copito (de ice tea por exemplo:D), sempre fomos mais felizes nalguma coisa :))

beijinho

Lana Tavares disse...

esta matematica ha-de ser tao util como a que tive na universidade. -_-'

P.s. tens ali uma frase repetida no fim "Tenho cá para mim que para descobrir que para descobrir isto." =)

Nowe disse...

Querida (e sempre louca) Nirvana;
Desejo-te uma excelente semana, com muita alegria e sorrisos! Sim? :)
Beijinho grande* e obrigada pelos sorrisos!

Cris disse...

Prefiro sempre pensar no amor como um verbo (talvez pq minha area academica seja linguas) mas o amor sempre exige uma ação, sempre !!

Bjus e obrigada pelas visitas tem me alegrado bastante!!

Meg disse...

LOL. For God sake...

maria teresa disse...

Catrapus! Lá se foram as minhas esperanças... só na próxima reencarnação, tenho que me conformar... snif!snif! ( não estou a snifar, não sou dessas, estou a lacrimejar...)
Abracinho

Neisseria Gonorrhoeae disse...

Ups... lá se vão as minhas hipoteses. E eu que até gostava de matemática!!!

estragaste-me o resto da tarde/noite!!! lol

jinhos

Eli disse...

xii

Já imaginava que havia aí alguma coisa que eu não podia contornar, tal como a Matemática.

lol

:)

C*inderela disse...

lol, em vez de perder tempo a fazer contas mais valia 'acordar para a vida' :P

Bjokas*

Nirvana disse...

Kika
Ou isso ou pensaram enquanto fazes contas, nós vamos tratando da nossa vida, queres mais um lápis??
Bjks

Nirvana disse...

Mjf
Também acho, a não ser que encontre alguma parecida com uma máquina de calcular!
Cientistas!!
Bjks

Nirvana disse...

Siceramente
Deve ter-lhe dado trabalhinho :))
Queres dizer, costumam estar com um copito a mais?
Bjks

Nirvana disse...

Libelinha
Eu até não fui para letras, mas acho isto uma perda de tempo!!
Bjks

Nirvana disse...

E esquisitinho, ainda por cima. Por acaso não dizia lá a percentagem das mulheres que o achavam interessante. Só dizia a que ele achava :))
Beijinhos

Nirvana disse...

Uminuto
Lolll
Também acho!!
Quem muito conta...pouco acerta!
Bjks

Nirvana disse...

Checa
Lol Lol, tal e qual.
Se calhar também calcula o número de beijinhos e abraços!
Bjks

Nirvana disse...

IM
Ainda bem que estás mais animada.
Mas em Portugal deve ser maior, porque ele considerou que uma em cada 20 era interessante, mas em Portugal são 19 em cada 20!
Bjks

Nirvana disse...

Soraia
Repeti sim, obrigada!! :))
Concordo contigo, nem que seja de água :))
É caso para dizer Dahhh!!!
Bjks

Nirvana disse...

Lana
LOLLLL...
É a tua e a minha! A minha só serviu para me chatear na altura!
Obrigada. É o que dá publicar sem ler ;)
Bjks

Nirvana disse...

Invisível
Obrigada TU!!
Beijinhos grandes

Nirvana disse...

Jaime Valente
Acredito que seja fascinante...
mas música prefiro a música mesmo :))
Bjks

Nirvana disse...

Cris
Eu acho que se há coisa que não se traduz em números são os sentimentos.
Fico contente, porque eu tenho gostado imenso do que leio lá!
Beijinhos

Nirvana disse...

Teclas cor de Menta
Tal e qual... LOL.
Tanta conta para chegar a uma conclusão deprimente!!
Beijinhos

Nirvana disse...

Querida Maria Teresa
Lolll...
Tenho a certeza que já amou muito!!
Beijinhos

Nirvana disse...

Neisseria
LOLOLOLOL
Não era essa a minha intenção!!
Mas olha que o rapazinho é um bocado tótó, coisa que tu não és!! ;)
Beijinhos

Nirvana disse...

Eli
Lol...
Acho que ele é que tem que contornar umas coisitas :)
Beijinhos e obrigada pelas visitas

Nirvana disse...

Cinderela
Mente de cientista... podia-lhe dar para pior!
Beijinhos