domingo, 22 de novembro de 2009

Como salvar um bolo


Sobre o problemazito nos cozinhados:

Decidi fazer um bolo de chocolate que uma amiga minha adora, daqueles que ficam fofinhos, com uma cobertura de chocolate por cima. Já fiz este bolo dezenas de vezes. Não é difícil de fazer e, como as medidas são chávenas, não corro o risco de errar nas quantidades dos ingredientes. Na maior parte das vezes não tenho paciência para andar a pesar 100 gr disto, 125 daquilo, e vai a olho... o que nem sempre resulta.

Programei o forno para, pensei eu, 50 minutos. O problema foi que o que pensei e o que fiz foi um pouco diferente. Como este bolo tem de ficar um pouco no forno depois de acabar de cozer, nunca mais pensei nele. Calha sempre bem!! Quando, finalmente o tirei do forno, digamos que estava com um aspecto um bocadinho esquisito... assim mais baixinho... mais escurinho... mais molinho... mais... crú.  

Bonito!! E agora? Ou faço outro, ou faço outra coisa qualquer. Mas, ou faço isso ou vou acabar de arrumar a mesa, tomar banho e arranjar-me. Mesmo sendo um jantar para amigos, gosto de ter tudo pronto quando eles chegam. E, principalmente, não me apetecia fazer outro bolo. Afinal, até estava meio cozido. Tirei um bocadinho para provar, e até estava bom...

Solução: cortei-o em quadradinhos, coloquei tudo num prato grande, e cobri com uma cobertura de natas e parte do chocolate que seria para a cobertura do bolo.

A verdade é que não sobrou quase nada... eles adoraram. O problema é que já estou intimada a fazer isto outra vez e não faço a mínima ideia de quanto tempo o bolo esteve efectivamente a cozer...  O outro problema - como se chama - já está resolvido: não faço a mínima...

9 comentários:

mimanora disse...

estes desastres culinários que até acabam por sair bem e que não fazemos a minima ideia de como o fizemos...
Agora vais ter de fazer várias experiências de tempo de cozedura no forno :)

Trintão disse...

Faz várias experiências e vai oferecendo-me os quadradinhos :P

Marquês de Sade disse...

Olá!
Tenho um desafio para ti no meu estaminé! :)

Marquês de Sade disse...

E quando convidas aqui o pessoal?
Afinal parece que estava mesmo bom...
Quanto ao próximo... Apenas te posso desejar boa sorte ;)

mjf disse...

Olá!
Uma Mulher nunca fica em maus lençõis...arranja sempre maneira de sair dos prblemas airosamente:=)))

Beijocas

Anónimo disse...

correu-te bem essa solução, hehehe!... Mas para acertar no próximo só por tentativas, hehehe!...

Porque não lhe dás o nome de: Desastre de chcolate, hehehe!...

Beijinhos ;P

Nirvana disse...

Mimanora
Ai o meu colesterol, coitado!
Acho que mesmo que queira não vou conseguir que fique igual :)

Trintão
Liga bem com o chá ;)
E com este frio, até sabe bem!

Marquês
Quando me garantirem que têm seguro contra qualquer dano :)

MJF
Tenho algum problema em deitar comida fora. Era uma pena aquilo ir tudo para o lixo.
Mulher rima com imaginação ;)

Libelinha
Ainda bem que estás de volta :)
Ias gostar do desastre de chocolate. Está feito. Fica este o nome.

BEIJINHOS DOCES

E... disse...

Quer dizer que não há receita?

Estamos tramados!;)

Unknown disse...

Não sobrou nada para vermos se ficou mesmo bom?
Abraço