sábado, 21 de novembro de 2009

Que tal aproveitar o hoje?


As nossas vidas parecem estar sempre recheadas de problemas e de medos, como as tartes. Para qualquer lado que me vire, é raro não ouvir estas palavras. Problemas, medos, receios; receios, medos, problemas. 
A minha vida não é diferente da de ninguém. Tenho os meus problemas, às vezes os dos outros também, e os meus receios. Vou tentando resolvê-los à medida que surgem, umas vezes bem, muitas vezes nem por isso. Mas, talvez por não ter uma imaginação muito fértil, não costumo imaginar problemas, o chamado "sofrer por antecedência". Isso deixa passar uma imagem, por vezes, de pouco preocupada e até um bocadinho desligada da realidade. O que não é verdade. Mas, bem basta preocupar-me com eles quando eles chegarem!!

Às vezes tenho a impressão que as pessoas criam problemas para poderem resolvê-los. Parece que não conseguem "parar". Quando algo surge, nem que seja bom, imaginam logo um filme em que, cena após cena, esse bom se vai transformando em mau, até que, no fim do filme, a desgraça é total. Muitas vezes, o que acaba por acontecer não tem nada a ver com o filme que criaram, porque, por invrível que pareça, podem acontecer coisas boas. Mas o que acontece? Não aproveitam a coisa boa porque nem a saboreiam, ensombrados pelo que pode acontecer no futuro. Se o futuro for mau, logo se vê, quando ele chegar. Aproveitemos o presente, se for bom. O presente, o agora, é a única altura em que podemos fazer alguma coisa. Eu acho que o futuro chega sempre demasiado depressa, não teremos de esperar muito.

Por isso, fico sempre um pouco triste quando falo com a minha amiga C., uma das pessoas mais pessimistas que conheço. Qualquer coisa que aconteça, nunca é bom, porque amanhã...  Já lhe disse que ela não precisa de se preocupar com o amanhã, pelo menos em termos profissionais, porque tem sempre futuro como argumentista de telenovelas para a TVI, tal é o jeito dela para imaginar desgraças. Que imaginação!!!

8 comentários:

Kika disse...

E o pior é que muitas vezes o pessimismo "pega-se"... E muito tempo passado com uma pessoa pessimista, torna-nos a nós também pessimistas... Acho que há pessoas que têm esse sindrome de querer ser sempre mais fracos, mais infelizes, com a vida mais complicada... Quase uma luta :)

Pinkk Candy disse...

estás certissima. eu conheço tanta, mas tanta gente assim. culpada me confesso, porque também sou um pouco assim de fazer filmes que nuncam mais acabam, umas autênticas novelas, portanto. mas tento a cada dia mudar para melhor, seize the day, after alltomorrow is another day, tento não me preocupar por antecipação! mas não é fácil deixar de ser assim, não é. mas não desisto e tento ser mais positiva a cada dia que passa!
e estar perto de pessoas que se estão sempre, mas sempre a lamentar é tão, mas tão chato!!!

kiss

TIA COMPLICAÇÕES disse...

Infelizmente Pinkk Candy não é a única a pensar assim.
Cada pessoa encarar o dia a dia à sua maneira. Umas encolhem os ombros e seguem em frente, outras não conseguem ficar indiferentes às dificuldades das pessoas que cruzam o seu caminho. É difícil enfrentar pessoas que foram apanhadas pelas adversidades da vida, desemprego, problemas de saúde, familiares sem meios de subsistência que têm que auxiliar com os seus magros recursos.
Isto porque simplesmente perderam o emprego.
Procuro ter pensamentos positivos, mas confesso, é muito difícil o dia a dia, o futuro é tão incerto, que imagino que um dia algo poderá acontecer à minha família................
Refugio-me em pensamentos místicos, cada um tem o seu Karma o bem que fizermos ao próximo nos será retribuído, assim espero...............
Boa sorte :))))))

Ric e Sofy disse...

Olá :)

De facto este texto só comprova que temos formas de pensar muito parecidas... Sabes o que me disseram? "a esperança é a trela da submissão". Se esperarms por algo que vai acontecer não sei quanto, fazemos tudo por isso e deixamos de lado os nossos sonhos, e o mais provável é morrermos na esperança...


Tens um selinho no meu blog para ti ;) Beijinhos

Sofy

Unknown disse...

As pessoas pensam demasiado no passado e no futuro. Esquecem-se do presente.
Abraço

Miss Complicações disse...

Olá Nirvan.
Hoje venho matar saudades destas bandas. Venho ver o que tens feito e como anda o teu menino.;)

Antes de ir coscuvilhar deixar só uma palavrinha a quem tanto dramatiza a vida: Deixem de desperdiçar tempo a pensar no dia de amanhã, porque enquanto o fazem, estão a eperdiçar uma vida que tem tanta coisa boa. Não compreendo porque se olha só para o mau com a vontade de aumentar a desgraça. E que tal olhr para as coisas boas e valoriza-las? heiimmm beijinhos

PB disse...

Muitas vezes as pessoas sofrem por antecipação e gastam energias inutilmente...

Trintão disse...

Argumentista da TVI? lol

Que grande choradinho então :P