sábado, 26 de dezembro de 2009

Os ingredientes certos...


Uma vez fiz um cheesecake com natas light, queijo light, açúcar light, tudo light. Não ficou mau de todo mas era igual? Não, não era. Cheguei à conclusão que valia mais uma fatia (alargada) do cheesecake normal do que o cheesecake light inteiro. Os ingredientes certos fazem a diferença.

Com o Natal acontece exactamente a mesma coisa. Andava eu a tentar apanhar o espírito natalício aqui e ali, sem sucesso algum. Precisava dos ingredientes certos: a terrinha lá no fim do mundo, a casa onde passei quase todos os Natais, muito frio, a lareira de sempre, as rabanadas da tia A., que todos os anos, nunca estiveram como este ano, e, mais importante que tudo, a minha família. A confusão, quando começam a chegar uns atrás dos outros, as conversas, os risos, os meus sobrinhos a saltar-me para o colo, os abraços, ... , sentir que continuamos a ser uma família. Efeito imediato. Apesar da minha função ser tomar conta das crianças, sinto-me transportada para quando era eu criança. Desse tempo, faltam, fisicamente, duas das pessoas mais importantes da minha vida. Não estão comigo mas estão em mim, e estarão sempre.

Algumas tradições foram-se perdendo, mas outras continuam iguais, como as batatas e as couves cozidas no pote na lareira, o pão doce, a açorda de bacalhau que a minha tia continua a fazer para mim. Não há como convencê-la que não quero. Não sou muito fã de açorda. Durante o ano inteiro, é prato que não se senta à minha mesa, mas a açorda de bacalhau na véspera de Natal era um petisco. A minha tia faz aquilo com tanto carinho, para mim, não dando a receita a mais ninguém, "quando ela vier cá, ela come", que não tenho coragem de dizer que não consigo comer nem mais uma migalha.  Ver a satisfação dela compensa as corridas a mais que vou ter de fazer, em Janeiro, porque agora está muito frio!

Os miúdos são reis e o Pai Natal também passa por aqui. Eu e os meus primos começamos uma tradição nova, em que damos uma prenda na brincadeira a quem nos saiu em sorteio. Tornou-se um dos momentos mais divertidos da noite. A "prenda" acompanhada de um pequeno texto ou verso em que, antes de se dizer o nome do destinatário, temos de tentar adivinhar quem é. A ti, meu querido primo R., só te digo que a vingança vai ser terrível!! Para o ano espero que me saias tu :).

E assim foi o Natal, mais uma fatia deliciosa. Comparar a vida com um bolo será, talvez, pouco poético. Mas a verdade é que me sinto afortunada por ter nascido aqui, por ter a sorte, a IMENSA sorte, de ter tantos ingredientes saborosos, verdadeiros, que os mais amargos e azedos se vão dissipando e perdendo a importância.

10 comentários:

Anónimo disse...

São momentos assim que fazem o Natal!...

Beijinhos :P

Pinkk Candy disse...

Que lindos momentos, não é mesmo! Assim vale a pena. :-)

kiss

Miss Complicações disse...

Não há dúvida que são estas pequenas coisas que fazem o Natal. Pode faltar um ou outro ingredinete, mas o importante é que não falte açucar, que é como quem diz amor. O importante é sabermos dar valor ao qe temos em cada momento. Pena que seja algo que só fazemos no Natal. Por isso e por outras razões uma das resoluções para 2010 vai ser fazer de cada dia, um dia de Ntal.

Beijinhos

Nirvana disse...

Libelinha
É verdade. E são momentos assim que nos fazem sentir que temos o nosso lugar sempre à espera.
Beijinhos

Nirvana disse...

Pinkk
Vale a pena, sim.
No próximo Natal, vais ver o teu Piolho a "mexer" no Natal!
Beijinhos

Nirvana disse...

MissC
Acho que depende de nós também manter os ingredientes certos. É fácil deixar o leite azedar ou o bolo estragar. Basta não lhes ligar. Se queremos que o bolo fique bom, bonito, temos de cuidar dele.
Para mim, a família sempre foi um ponto de equilíbrio. Sempre me apoiaram incondicionalmente. O Natal é feito destas pequenas coisas, em que nunca falta o tal "açucar".
Beijinhos

PB disse...

Que esse Natal seja uma realidade ao longo do ano!!!;)
Beijocas

Anónimo disse...

Tu não estragues o cheese-cake...
IM

Nirvana disse...

PB
Depende de nós, só de nós.
Beijinhos

Nirvana disse...

IM
Lolllll!
Bjks