segunda-feira, 7 de junho de 2010

Pensar...


É engraçado como a vida muda, como o tempo pode ter um efeito completamente contrário ao que pensávamos. Muitas pessoas, em determinada fase da sua vida, terão pensado "eu penso demais". Mas até este simples pensamento já é pensar! Se é esta capacidade de pensar que nos distingue como seres humanos, devíamos ser capazes de mandar no pensamento. "Penso, logo existo", frase sobejamente conhecida e repetida ao longo dos tempos. Podíamos inverter a ordem das palavras, Existo, logo penso. Na verdade, é impossível não pensar. Mesmo quando nos perguntam em que estás a pensar? e repondemos em nada, tal não é possível. Podemos estar abstraídos, não conseguir definir o pensamento, mas não é possível não pensar em nada. Talvez quando dormimos, enquanto não sonhamos, tal aconteça. Se somos tão donos de nós, se somos donos da nossa razão, devíamos ser donos do nosso pensamento também. Mas não somos nós que mandamos neles, e sim eles que mandam em nós e, por vezes, conseguem trazer-nos momentos de angústia, sofrimento até. Porque pensamos. Pensamos que as coisas se vão passar de uma determinada maneira. Pensamos que vai ser muito difícil ultrapassar esta ou aquela situação.  Pensamos que vai ser impossível deixar de sentir o que sentimos. Pensamos e pensamos, enredamo-nos nesses pensamentos e sofremos. Esquecemo-nos que existe uma coisa chamada vida, que consegue ser mais forte do que nós.  Esquecemo-nos que esta tem a capacidade de nos surpreender, se nós deixarmos.

Por isso, quando a vida me surpreende, eu digo-lhe: OBRIGADA! 

14 comentários:

L'Enfant Terrible disse...

A vida consegue surpreender é certo, mas por vezes não quando desejaríamos ou como desejaríamos. E isto devo ser eu a pensar!;)

Bloguótico disse...

Nem mais!!! Pensamentos todos têm... e então os jogadores de futebol, nem se fala! Muito pensam...LOOOL

Ragazza inamoratta... disse...

Este teu post foi uma lufada de ar fresco... confesso que gostava de ser surpreendida pela vida e sorrir inocentemente, sem estar à espera de tal.

Concordo com o que dizes, sofro do mesmo mal, por vezes somos incapazes de viver e saborear o presente, estamos sempre focados no amanhã. Mas a Vida é isto... é o hoje! Faz figas por mim :)

Beijinhos minha querida

Libelinha☆ disse...

É verdade que ás vezes pensamos demais... Mas a vida tem mesmo muitas surpresas... Umas boas, outras menos boas... Mas sempre a aprender!...

Beijinhos ;P

Is not to late disse...

É bem verdade... é inevitável não pensar.
O segredo é abstrairmo-nos do que não interessa e focarmo-nos no que realmente interessa.
Assim numa primeira reflexão sobre o teu texto, é certo que quando me sinto chateado, aborrecido com alguma coisa, é quando penso mais. Isolo-me e só saio desse estado quando sentir força necessária para tal e quando consigo chegar a uma boa conclusão com o pensamento.
Numa reflexão mais aprofundada, os meus melhores momentos, em que me sinto completo e feliz, são aqueles em que consigo pensar em tudo e mais alguma coisa! Mas atenção... em coisas boas, é claro =). Pensar em todos os pormenores que nos rodeiam. Em pequenas coisas que podem transformar um dia. O pensar na beleza de tudo o que nos rodeia(por mais feio que nos possa parecer à primeira vista). Um sorriso de um puto reguila que passa por nos na rua, uma música, um olá inesperado... qualquer coisa!
Como disse anteriormente, o importante a abstracção que implementamos na nossa vida =)

Unknown disse...

Eu penso muitas vezes que penso demais e não usufruo de td o que a vida tem para me dar...às vezes é preciso um esforço para que não deixemos os pensamentos constantes afastarem-nos dos bons momentos! Bj:)

Ana disse...

Às vezes nem sei se vivo a pensar ou se penso para viver! A verdade é que penso, penso, penso e acho sempre que nunca é suficiente. Porque a vida dá voltas e surpreende-nos sim, até mesmo quando nos leva a pensar que tudo o que já pensámos estava errado ou já não faz sentido. E depois lá vem ela dar-nos coisas novas em que pensar.

:-)

Libelinha☆ disse...

Uma vez li... Ou ouvi esta frase e nunca mais me esqueci: "Ás vezes pensamos que sabemos todas as respostas e vem a vida e muda-nos as perguntas!"... Acho que diz tudo, hehehe!...

Beijinhos ;P

Nowe disse...

Obrigada VIDA!

Concordo minha Amiga, a vida consegue surpreendermos.
Talvez, se não fôssemos tão "calculistas", as coisas fluíssem de outra forma.
Pensar... É uma coisa inevitável. O pensamento pode ser em forma de sonho e por-nos a sorrir. Mas também pode ser cruel, e por-nos a chorar.

Entretanto, vamos aproveitando a vida. Vamos aprendendo a cada dia. Amadurecendo.

Beijinhos enormes minha Amiga* 3 dias e ............... BEJAAAAAA!!

YES! YES! YES! :)))

Cris disse...

Para mim o dificil é os pensamentos estarem em harmonia com as ações. Parece sempre que penso no que passou e no que está por vir e pouco no que acontece no momento. Alguns até dizem que pensam no momento mas suas ações estão ou baseadas no passado ou no futuro. Nos momentos mais felizes, aqueles que tudo vai bem,entãos sinto que meus pensamentos estão em acordo com os meus atos. Mas isso é muito dificil, pelo menos para mim.
Puxa, como é bom ser surpreendido pela vida!!!!

Grey´s disse...

Isso do pensar para mim é o meu grande problema, pq os pensamentos so me trazem problemas e eu vivia bem sem eles .. as vezes uma amnesia temporaria vinha a calhar!

Bjinho

Mário Rodrigues disse...

Mas só lhe dizes "obrigada" porque ela te surpreende!

Dizes:
"...Se somos tão donos de nós, se somos donos da nossa razão, devíamos ser donos do nosso pensamento também."
Eu, jamais conseguirei ser dono de mim e da minha razão. Do pensamento então... O máximo que consigo, e com muito esforço e concentração, é segui-lo como um cão de caça segue uma lebre! No entanto, os aromas de outras presas, muitas vezes me distraírem e talvez comece do novo...

Um beijo

P.S. - O teu jardim. Está bem cuidado?

Deia disse...

Às vezes gostava de ficar m minutinho sem pensar em nada! Devia ser possível!
bj

Girl in the Clouds disse...

Era bom ter um botão para regular a intensidade e quantidade dos pensamentos!!