sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Memória, para que te quero...

Estou a ficar um pouco preocupada... A memória começa a falhar!! Eu, que sempre me orgulhei de ter uma excelente memória, esqueço-me de coisas importantes. Hoje, quando ouço "tudo em ordem para o fim-de-semana x", que eu ajudei a planear (antes das férias, mas mesmo assim é preocupante), e do qual nunca mais me lembrei, fiquei seriamente preocupada.

Mas, até acho que não seria muito mau ter mais falhas de memória. Principalmente daquelas coisas que eu não me importava nada de não me lembrar.

Esta história da memória é um pouco estranha.

Sendo a memória a "capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações disponíveis", resultantes da nossa vivência diária e interacção com o mundo exterior, deveria ensinar-nos um pouco mais. Tendo nós a capacidade de recuperar e evocar episódios anteriores, incluindo os nossos erros, deveríamos ser capazes de aprender o suficiente para não os repetir, o que nem sempre acontece. Muitas vezes temos tendência a repetir exactamente o mesmo erro, vezes sem conta. Acho que a memória devia vir equipada com um alarme que entraria em funcionamento sempre que o fizessemos.

Além disso, a memória é nossa. Deveríamos fazer o que quisessemos dela. Mandá-la calar-se ou deixá-la falar. Mas não. Ela é uma grandessíssima chata, com vontade própria. Muitas vezes esquecemos o que não queremos esquecer. Outras, gravamos a ferro e fogo episódios que queríamos esquecer. Ainda por cima esta memória aparece muitas vezes sem a convidarmos, nublando os nossos dias e momentos que poderiam ser bons, se ela não nos brindasse com a sua presença. Tem também uma tendência fantástica para generalizar e fazer suposições. Se a memória é minha, porque é que faz o que quer, sem me perguntar se eu quero? Deveria também trazer o botão on/off, associado ao alarme.

Facto estranho é também dizerem que a memória diminui com a idade. Todos os dias aprendemos, retemos nova informação. Por isso, a memória devia ser cada vez maior, digo eu.

Como dizia alguém: A memória é um cão que se deita onde lhe apetece.

4 comentários:

E... disse...

Jurava que tinha algo para te dizer, mas "varreu-se-me"! Estranho...!

CybeRider disse...

Olha que coisa...

Ainda hoje escrevi isto algures...

"Da memória, essa maldição que nos atormenta, mas que idolatramos, talvez fale um dia."

E chego aqui e encontro esta maravilha. Mas continuo a achar que, até certo ponto, a memória não se perde pela idade mas pela monotonia.

É mais fácil esuqecermos a sopa do que a mosca que nos cai lá dentro.

Beijinho Nirvana

Nirvana disse...

E...
Vou procurar uma cervejinha para a memória ;))

Nirvana disse...

Cybe
Que a memória nunca me falhe, mas que me obedeça!
A monotonia é a morte de tudo. Bom e Mau.

Porque é mais fácil esquecer a sopa do que a mosca? Talvez porque a sopa é "normal". A mosca não. Só aparece de vez em quando. Daí darmos importância.

Beijinhos