segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Thank you!


Assim fica difícil! Mais uma vez aqui o estaminé esteve transformado num zoológico, só que desta vez se resumiu à secção dos elefantes - um elefantário. Tudo de trombas!! Até entendo que é segunda-feira e segunda-feira é um dia mau, até entendo que as pessoas têm problemas, até entendo que nem sempre é fácil abstrairmo-nos deles, até não ando nos dias mais felizes da minha vida, mas o que adianta andar a destilar mau humor o dia todo? O trabalho vai desaparecer? Não. A segunda transforma-se em sexta? Não. Os problemas desaparecem? Não, pelo contrário, cada vez ficam mais cinzentos. Haja paciência para tanta azia!

Pois amanhã quando os meninos e as meninas chegarem vão ver no meu local de trabalho uma folha A4 impressa com este recadinho, que é bom cumprirem.*  Não desvalorizo o que lhes vai na alma. Eu tento deixar os problemas à porta (por acaso, já tentei sair por outras portas, para ver se os despistava, mas os desgraçados são melhores do que os agentes do CSI** e encontram-me sempre!), concentrar-me no trabalho e não chatear ninguém. Não peço que andem a rir, nem mesmo que TENTEM sorrir. Mas pelo menos que deixem as trombas do lado de fora e sejam simpáticos.

Um bocadinho de simpatia não faz mal nenhum, pois não? Não custa dinheiro, não faz tantas rugas,  proporciona uma boa convivência, entreajuda, até faz bem a quem dá e a quem recebe. Porque quem está ao nosso lado não tem culpa que a vida não nos corra como queremos, que nos apetecesse estar em qualquer lugar do universo menos aqui (embora suspeite que a maioria queria estar na cama a dormir). Porque as outras pessoas merecem que as respeitemos, que não nos sirvamos delas para descarregar as nossas depressões, frustrações, irritações e desilusões. Porque se calhar, se não insistirem em cultivar o mau-humor como um bonsai delicado, até são capazes de ir para casa ao fim do dia um pouco mais bem dispostos!

Até costumo ter paciência. Até costumo divertir-me a tentar bater o record de quanto tempo demoro a que alguns esbocem o esboço de um sorriso. Mas assim fica difícil.
 
Por isso: Be nice, please!

* Se não resultar, posso sempre levar umas plantinhas para lá. Só não sei se terão o mesmo efeito só pelo facto de se respirar o ar, se tenho de misturar umas folhinhas na sopa ou fazer um chá para distribuir pelo pessoal!

** Aproveito para manifestar o meu desagrado aos produtores de CSI Las Vegas por terem mandado dar uns tiros à minha personagem preferida da série. Obrigadinha.

1 comentário:

Soraia Silva disse...

Tens soluçao para quem anda com azia, da-lhes açucar, muito acuçar...

e pensando bem, nao só faria bem à azia, como aposto que as pessoas se tornavam mais doces (passava logo o mau humor) eheheh

eu tambem detesto levar com a má disposiçao dos outros, constantemente...
e caso eu tambem esteja assim, gosto de me isolar, ou tenta nunca demonstrar, para que tambem nao afecte o bem estar dos outros...

mas infelizmente nem todos pensam da mesma maneira..

beijinho :)

*Oh rapariga, nao vez que foi para dar outro rumo à serie? vais ver que haverá outro que tambem gostarás tanto (eu até estou a ver de quem estás a falar; porque vejo as series; mas de repente nao me vem o nome :P