quarta-feira, 28 de outubro de 2009

No teu tempo...


Avó do futuro

Apesar de não ser propriamente uma entendida na matéria, tenho sempre imensa curiosidade em conhecer e experimentar coisas novas, novas tecnologias, coisas e coisinhas. Sem dúvida que muitas coisas que existem hoje, que não existiam na minha adolescência e muito menos infância, me facilitam imenso a vida. Habituamo-nos de tal maneira às pequenas comodidades, que se torna um pouco difícil retomar velhos costumes. O microondas, por exemplo, quando avaria faz uma falta! São mais uns minutos preciosos que se perdem de manhã, a olhar para o fogão, para o leite não derramar (deveria ter ficado, porque me esqueci completamente e lá foram mais uns minutos a limpar, minutos que acabam por determinar apanhar um trânsito infernal).  

Quando era miúda, não tinha telemóvel nem internet. O sábado de manhã era aguardado quase como se fosse sagrado, porque havia desenhos animados na televisão. Não tinha playstation nem nintendo. Tenho cá para mim que hoje em dia os miúdos já vêm pré-programados para as novas tecnologias, muito provavelmente recebem informação em bytes ainda no útero. Isso não impede que tente de vez em quando ganhar um joguito ou outro de playstation. Que eu não saiba para que lado o boneco deve ir, que carregue no botão errado e em vez de saltar ele caia, que o meu Prozaczinho me diga "mas grava antes de jogares", "eu deixo-te jogar, mas é capaz de ser um bocado complicado para ti", ainda vai, agora que me digam "no teu tempo", confesso, não gosto nada. Faz-me lembrar uns anúncios que passaram aqui há uns tempos em que diziam isto. Eu sei que o tempo não anda para trás, mas devagar aí com o andor!!

Este fim de semana decidi arrumar umas coisas minhas no sotão da minha mãe (as tralhas que se guardam!! Ainda tinha cadernos do secundário, apontamentos da faculdade, livros, até canetas!!). No meio daquela tralha, tinha uns discos, LPs, como se chamavam. "Que grandes CDs!! No teu tempo, os CDs eram mesmo grandes!"

Isto leva-me a pensar que ele apenas conhece os CDs, as pens, os MP3,4 (se calhar até já há mais), que trata por tu o powerpoint enquanto eu, já na faculdade, tinha de correr e fazer tudo antecipadamente porque as apresentações eram feitas em slides que não podia corrigir depois, que realmente é uma nova era e que se calhar a expressão "no meu tempo" até faz sentido.

Pelo sim, pelo não, acho que me vou aplicar um pouco mais na playstation, nunca se sabe!...

16 comentários:

CybeRider disse...

E aplica-te depressa! :)

Uma coisa que aprendi: nada bate um puto de 14 anos num jogo de Playstation. Acredita, eu que até pensava que era "bom" nalguns jogos em que estava batido comecei a levar cada sova... A certo ponto era ver-lhe a cara de enjoo de cada vez que lhe pedia para partilhar um joguito. É isso que nos envelhece. Depois o tempo encarrega-se de nos colocar no devido pódio, mas leva anos...

Beijo

mjf disse...

Olá!
Concordo com o teu post...
Mas olha cá em casa ainda se faz o culto do vinil:=))))
O meu marido, procura discos de vinil antigos em feiras...é um paranóico com o vinil:=)))
Claro que se tem de aderir ás novas tecnologia...mas o bichinho ficou....

Beijocas

mimanora disse...

Tens de te aplicar tens ;)

Adorei a fotografia, Ó pra mim daqui a uns anitos (largosssss)

Beijinho

Rafeiro Perfumado disse...

E as noitadas a fazer os trabalhos da escola numa máquina de escrever, enquanto toda a família não conseguia dormir à conta do TEC-TEC-TEC-PLIM? :D

Sonhadora disse...

Como eu te entendo! No meu tempo não havia nada dessas coisas e não me fizeram falta nenhuma, cresci a correr pelo campo, com a minha galinha e o meu cão... vi televisão, adorava ver os desenhos animados, que eram muito mais educativos e bonitos que os de hoje em dia!
Discos, ainda tenho alguns guardados, era o que eu pedia sempre que vinha à cidade (vivia no campo mas já na cidade) como fazia feliz quando a minha mãe comprava um disco ... era uma festa! Ainda guardo o gira-discos do meu pai lá em casa, um dia destes tenho de voltar a ouvir os discos, há imenso tempo que não o faço!
Bjocas

Soraia Silva disse...

Acho que as crianças eram mais felizes e saudaveis à uns longos anos atras do que agora...

agora a felicidade deles so se nota quando estao perto das tecnologias (da play, do mp4, telemovel, etc etc).

e às vezes a cabeça de alguns miudos, transborda futilidade, ignorancia, sempre com a tendencia de dar mais valor ao que nao é importante (alguns até trocam a familia, por essas maquinetas)...

mas pronto, contra isso nao posso fazer nada.

mas acomselho-te a de dicares-te mais à play, porque apesar de tudo, até relaxa um bocadinho :)
(eu adoro a playstation, e apesar de a ter ja nao jogar à muito)

beijoca :)

PB disse...

Pois é, sinais dos tempos. Eu também via o Lecas ao sábado de manhã!!! ;)
Beijinhos

Gemini disse...

No meu tempo é que era...

Diziam os meus pais, para eu dizer agora, para o teu Prozac poder dizer daqui a uns anos...

No meu tempo é que as crianças eram felizes, não fosse ele o meu tempo...

Mas disseste o mesmo aos teus, tal como eu disse aos meus!


(Olha, o bilhete dos U2 já cá "canta", para o segundo concerto!)

;)))

Um beijinho.

Nirvana disse...

Olá, Cybe
Tens razão, mas ouvir um quarto de quilo mal pesado a dizer "é um bocado complicado para ti", é obra!
Vou-me dedicar a treinos intensivos ;)
Beijinhos

Nirvana disse...

Olá mjf
Culpa minha, talvez, que nunca lhe tinha mostrado um disco de vinil.
Beijinhos

Nirvana disse...

Mimanora
Gostei principalmente da linguita de fora, como os miúdos! :)
Beijinhos

Nirvana disse...

Rafeiro Perfumado
Hoje, quando uso estas novas tecnologias, em que se podem alterar as coisas segundos antes, arranjar, compôr, fazer animações, é que vejo que grandes artistas eramos em fazer o que fazíamos!
Beijinhos

Nirvana disse...

Sonhadora
Eu, como tu, cresci no campo e tive uma infância super-feliz. A verdade é que qualquer coisa me deixava contente, e quando havia uma coisinha que fosse fora do normal, era mesmo uma festa.
Os miúdos hoje têm tudo e, embora eu até seja bastante comedida no que lhe dou, o certo é que quase nada é novidade. Crescem antes do tempo, hoje.
Beijinhos

Nirvana disse...

Soraia
Aqui entre nós, eu até gosto de jogar playstation, e gostava de ter um bocadinho mais de jeito :P
Tens razão no que dizes. Por exemplo, não gosto nada de ver os miúdos nos restaurantes, à mesa, a jogar. Claro que vem logo a pergunta "vês, ele está a jogar, porque é que eu não posso?"
Beijinhos

Nirvana disse...

Olá, PB
Era uma festa ao sábado, não era? Uma barriga cheia de "bonequinhos" e uns chocolates que o meu avô nos dava. Uma delícia!
Beijinhos

Nirvana disse...

Gemini
Tens razão, mas ouvir isso, no teu tempo, fez-me sentir assim um bocadinho velhota :)

Boa notícia. São uma preciosidade! O meu está muito bem guardadinho ;)

Beijinhos