quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Não preciso de rugas, obrigada!



Escreveu Mia Couto "a vida não foi feita para ser pouca e breve. E o mundo não foi feito para ter medida." Faço minhas as palavras dele. Apenas acrescento que a vida também não foi feita para ser triste. Pelo menos, devemos tentar que não seja. Há situações que inevitavelmente nos deixam tristes, habitualmente situações que implicam perda. É difícil lidar com a perda. Mas chega-se a uma fase da vida em que, felizmente, conseguimos diferenciar as perdas. As que merecem ser choradas e as que não. Neste momento, muito poucas perdas me fariam chorar e perder a alegria de viver.

Tristezazinhas não pagam dívidas. Muitas vezes somos nós próprios os responsáveis pela nossa infelicidade. E nisso acho que nós, mulheres, somos muito piores. Cultivamos a tristeza quase como se fosse uma benção. Relembramos, revivemos situações, tentamos encontrar uma justificação para tudo, choramos baba e ranho... por nada e para nada. Depois de quase ficarmos desidratadas por tanta lágrima perder, o que ganhamos? O que adiantou? Nada, ou na melhor das hipóteses, uma diminuição acentuada na auto-estima, umas olheiras fantásticas, umas rugazitas, um nariz vermelho e fungoso. Achamos sempre que o problema está em nós. Errado. Nem sempre assim é.

Pois bem, não quero saber, nem tão pouco entender. Não vou perder o meu tempo com coisas que nunca vou entender. Tenho de admitir, não tenho capacidade para entender, por isso, tenho de me contentar com o cérebro com que nasci. Pelo menos até inventarem transplantes cerebrais. Enquanto isso não acontece, apreciar a vida, as imensas coisas boas que tenho parece-me uma excelente ideia.

9 comentários:

PB disse...

Muita da felicidade está na atitude e nos olhos com que olhamos a vida.
Muita gente em vez de se focar nas coisas boas que tem, podendo ser mais feliz, prefere focar-se naquilo que não tem e gostaria de ter...
Orgulho-me de ser mais feliz do que muita gente que conheço, com menos condições!
Beijinhos

Gustavo disse...

concordo com as palavras do Mia Couto. Na literatura temos os 'glosadores' (de glossário) determinados a rotular e colocar etiquetas m tudo, várias etiquetas, montão delas. (Qual a nacionalidade do Mia Couto?) enfim, Prazer passar por aqui.

abç

Gustavo

Sonhadora disse...

Olá bom dia!
Eu tenho tido muitos momentos para estar triste, minha vida não tem sido fácil mas esforço-me para ser feliz, para tentar estar bem, o que nem sempre é fácil, mas tento! Há dias em que a tristeza se apodera de mim e parece que vou ao fundo do poço, e muitas vezes tenho batido no fundo, mas tenho tido a força suficiente para vir a cima, não sei se conseguirei vir sempre mas esforço-me por vir! Sonhos ... eu sou sem dúvida uma sonhadora e quando vejo que não consigo aquilo que quero, que é algo tão simples ... ser feliz!!! Espero continuar a acreditar que não vou deixar de sonhar!
Beijinhos

Mário Rodrigues disse...

Viver os dias como se fossem gotas de geleia real... Não teremos possibilidade de repetir...

Beijinhos

Anónimo disse...

正享除蟲服務項目:白蟻防治 跳蚤防治 蛀蟲 燻蒸防治 蟑螂防治 老鼠防治 蚊子防治 蒼蠅防治 螞蟻防治 蛾蚋防治 園藝防治
正享是專業的白蟻白蟻防治、除蟲專家,提供消除白蟻、白蟻防治、以及除蟲服務,只要您有惱人的白蟻困擾,找正享除蟲就對了。

mimanora disse...

às vezes parecemos mesmo umas carpideiras ehehehe.
É um exercíco que temos de fazer , aproveitar e tirar o maior partido ds bons momentos e esquecer os menos bons que terão sempre um lado bom!

Beijinho

mjf disse...

Olá!
Inteiramente de acordo com o teu post...
Excelente.
Eu nos meus dias menos bons...chorar ??? arranjar rugas??? Não...
Vou ao SPAou vou ao ginásio ou
vou fazer compras ou fazer uma sáida com amigas...
Tenho é de asuumir que tudo nesta vida é passageiro...e só tem a gravidade que nós lhe atribuimos:=))))

Beijocas
Bom fim de semana

Soraia Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Soraia Silva disse...

nao sao as lagrimas que nos vao resolver as nossas "charadas"...

mas tambem te digo, prepara-te que tambem nao conseguirás fugir às rugas, por mais tempo que demorem a vir, elas aparecem sempre :D
(é so para te animar vá :P)

beijinho :)