domingo, 23 de agosto de 2009

Uma questão de (in)sensibilidade

Acho que há coisas que não se fazem. Ponto final parágrafo, sem continuação.


A minha pergunta é simples: Afinal o Mundial de Berlim é de atletismo ou é o concurso miss atletismo? É que eu sempre gostei das provas de atletismo, mas os concursos de misses, misters e afins dispenso. Acho muito triste o que fizeram a Caster Semenya. Um amigo meu disse-me que eu ainda vou ter de engolir o que disse, porque vão descobrir que afinal ela é ele. Não entendo como se chega a essas dúvidas numa final de um campeonato mundial. Será que se ela ficasse em último também iam surgir as mesmas dúvidas??? Duvido.

Deixou as outras uns bons, muitos e bons passos atrás não deixou? Era uma prova de atletismo não era? O objectivo era correr mais depressa que os outros, não era? O objectivo era ganhar, não era? Então, ela concretizou tudo isto, não foi? No regulamento vem escrito que tem de se ser bonito? Não, pois não? Então, qual é o problema? Ela ser melhor? Sinceramente, irrita-me humilharem assim as pessoas. Deve ser uma das campeãs mais desvalorizadas de sempre. Aquela volta dela com a bandeira foi uma tristeza. Inclusivamente, estavam mais interessados em filmar a loira que não sabia em que lugar tinha ficado do que quem ganhou. Pelo menos Caster sabia que lugar lhe estava reservado no pódio. Ninguém cruzou a meta à sua frente.

Caster tem 18 anos. O que fará isto à cabeça de uma miúda de 18 anos? Ver assim a sua identidade exposta, questionada? Nas capas de revistas e jornais, nos blocos noticiosos, nas bocas de todo o mundo?

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) tinha acabado com estes testes. Voltam agora, com Caster. Nick Davies, porta-voz da IAAF disse que "É uma questão do foro clínico, não se trata de fazer batota ou não. Além disso, temos de ter alguma sensibilidade, pois trata-se de um ser humano que nasceu mulher, cresceu sendo mulher e agora vê a sua identidade sexual questionada". Valha-nos isso. Há que ter alguma sensibilidade! Sensibilidade??? Onde é que ela está??? Se realmente tinham tantas dúvidas, não podiam fazer isso confidencialmente, sem a comunicação social saber?? Sem humilhar publicamente a atleta??

O fundamento para estas dúvidas não será a inveja das outras concorrentes? "Tem tudo para ser um homem", disse Marta Domínguez, que ganhou a medalha de ouro nos 3 mil metros obstáculos.

Deixa lá que também és muito linda!!! - Desculpem, mas isto irrita-me de uma maneira!!!

E Caster ponderou rejeitar a medalha. Não rejeites, Caster. É tua. Treinaste para isso, mereceste! Elas que mexam as perninhas se querem ganhar!

Só gostava de saber se, quando saírem os resultados e se confirmar que afinal ela é ela, se também lhe pedirão desculpa publicamente. Se o sr. Nick Davies fará então uso de toda a sensibilidade para o fazer!

Como disse o J., posso estar enganada. Mas, mesmo que se trate de um caso de intersexualidade, continuo a achar que deviam ter feito isto em privado. Afinal, além da atleta, é um ser humano que está ali, que veria toda a sua vida transformada, que teria de tomar sérias decisões, sem o mundo inteiro com os olhos postos nela, não por ser uma campeã, mas por ser diferente.

Que me desculpem as ateletazinhas que se indignam tanto por a rapariga não ser um exemplo de beleza ou ter traços masculinos... será que fazem estes testes a todas as atletas de halterofilismo ou do lançamento do martelo, por exemplo? Também não têm propriamente uns corpos muito femininos!

Faz-me lembrar um filme cujo nome já não me lembro em que um espertinho perguntou à personagem interpretada por Grace Jones "alguma vez te confundiram com um homem?" Ao que ela respondeu "Não, e a ti?"

Espero que Caster tenha também uma resposta à altura!

3 comentários:

E... disse...

Olá Nirvana!

O problema disto tudo não á a androgenia sexual da Caster! É sim a androgenia atlética dela. Esse é o verdadeiro problema.

E neste sentido, em haver alguam situação em que seja necessário apurar factos, a integridade das pessoas têm de ser sempre salvaguardada.
Imperam sempre interesses mais altos, e perde-se ao longo deste processo todo, o mais básico de tudo: o respeito pela pessoa que está a ser sujeita a este tipo de situação, ou seja neste caso, uma adulta, ainda criança que é um simples ser humano.
Mas Nirvana, desde que o COI resolveu fazer uns jogos em Beijing, e sabendo o que se passa na china, já espero tudo do mundo do desporto ( envolve aquilo a que chamo a "santa" triologia: poder, dinheiro e pessoas).

bj

CybeRider disse...

A Caster não passa de uma pequena formiga nas mãos das cigarras que fomentamos inconscientemente. Mal agradecidas, não reconhecem que são as "Casters" que lhes pagam os salários chorudos e que como tal lhes deveriam merecer respeito. Mas como me alonguei já sobre este assunto, e vou tendo a ideia que poucos se doem com isto, que aceitam mesmo que assim é que está bem... Pelo meu lado continuo a pensar que seria necessário nivelar as coisas, reconhecer que os méritos (descobertos ou por descobeir) de qualquer ser humano são dignos, respeitáveis e supremos, independentemente de se tratar do primeiro ministro de um país ou do sapateiro da minha rua.

Estamos longe, muito longe, de sermos "humanos".

Bjk!

Soraia Silva disse...

ouvi falarem no jornal, li melhor aqui, elevou-me o conhecimento do caso em si e muito sinceramente o que digo é:
ENFIM ENFIM ENFIM

é tamanho despreso ao seu talento, uma absurda humilhaçao uma inveja que "mata" muita gente....

há cada mulher que parece um homem, que às vezes fico "parva"... andam à "cata" dessas pessoas para tambem fazerem testes? olha essas dos lançamentos... é cada aberraçao (eu tenho respeito por toda a gente, mas derivado à situaçao, tambem tenhob que dar a minha opiniao)...

ENFIM

um beijo