quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Things to Do VII - Dar uma prenda à BRISA


Como o exame de código já foi feito há uns anos, e a escola primária ainda há mais, para não dizer asneiras, achei melhor ir confirmar se a minha definição de autoestrada estava correcta. Não andava muito longe da verdade.

Autoestrada - auto-estrada ou autoestrada (novo acordo ortográfico) é uma via de comunicação destinada apenas a tráfego motorizado, dotada de duas vias (pelo menos) em cada sentido, separadas por elementos físicos, com cruzamentos desnivelados e ... etc etc... Assim, as autoestradas não devem ser confundidas com vias expressas, com vias rápidas nem com sistemas rodoviários nacionais. Nem com vias de trânsito, nem com estradas, nem com bermas - digo eu.
.... Normalmente, possuem portagem, sendo concessionadas a uma empresa que as explora comercialmente e conserva....


Berma - superfície da via pública não especialmente destinada ao trânsito de veículos e que ladeia a faixa de rodagem;

Via de trânsito - zona longitudinal da faixa de rodagem destinada à circulação de uma única fila de veículos;


Por ter uma leve ideia destas definições é que fiquei com tantas dúvidas hoje. Porque é que, tendo eu de andar a passo de caracol na berma ou numa via de trânsito (não numa auto-estrada), por uma extensão de 30 Km, desde que entro até que saio da dita pseudo-autoestrada, tenho de pagar portagem?

Só vai pela auto-estrada quem quer, há muitas estradas nacionais para percorrer. Verdade verdadinha. Só é pena que os avisos de obras apareçam depois da portagem e não antes.

Quando encontrar um dicionário daqueles bem baratinhos - porque acho que preciso mais do dinheiro do que eles - vou comprá-lo, fazer um lindo embrulho e enviá-lo à Brisa. E antes do Natal!


Sim, porque reclamar na Brisa não adianta nada. Digo-o, porque sei. Só serve para se ficar mais irritado. Não é pelo dinheiro, não é muito. Mas há coisas que são demais. E o que é demais é abuso. Além disso, estas obras geralmente têm pilhas Duracell. E há em dias em que nos (me) apetece irritar.

1 comentário:

mimanora disse...

Anda meio mundo a tentar enganar a outra metade...