sábado, 25 de julho de 2009

Vinho vs Cerveja. O vencedor é...




Gosto imenso de cozinhar. Cozinhar o que já sei, experimentar receitas novas inventadas por outros, inventar eu também um bocadinho. As minhas cobaias costumam ser os meus amigos. Felizmente ainda nenhum foi parar ao hospital. E, claro está, o meu principal crítico culinário que de vez em quando diz "isto está um bocadinho esquisito; tens rissóis, não tens?"

Gosto de convidar os meus amigos para jantar cá em casa. Nem sempre consigo reunir todos ou a maior parte, mas geralmente sete ou oito vêm sempre. Gosto de pôr uma mesa bonita, não porque eles sejam muito exigentes, mas porque gosto de coisas bonitas. Tenho de dar uso aos pratos, copos, talheres. Não sou daquelas pessoas que guardam as coisas boas para quando há festas nos armários (pensava que isto só acontecia antigamente, mas não, ainda há quem guarde os "serviços" no armário, não vá partir-se qualquer coisa). Comigo, é para usar. Se partir, paciência. Para quê ter as coisas se não for para disfrutar delas? Mas lá estou eu a divagar...


Gosto de os surpreender. Nunca sabem o que vão encontrar. Desde um normalíssimo assado até comida japonesa, italiana, ou à lá eu, já houve de tudo.

Se a comida não me dá grande preocupação, o mesmo não posso dizer da bebida. Nunca sei o que comprar. Uns não bebem álcool, outros gostam de vinho, outros gostam de cerveja. Perco sempre imenso tempo no super-mercado à procura das bebidas. Ponho-me a ler os rótulos, como se percebesse alguma coisa. De vinho só sei se gosto ou não quando provo. Por acaso já pensei em pedir ao senhor lá do super-mercado para me deixar provar alguns antes de comprar, mas acho que ele não vai nessa... Pelo menos já decidi que é ou maduro tinto ou verde branco. Agora cerveja... não gosto de cerveja. De nenhuma cerveja. E cada vez há mais cervejas. Parecem cogumelos a nascer. Cerveja isto, cerveja aquilo e eu que as entenda.

Acho que preferir cerveja em vez de vinho é muito má escolha. Por várias razões. Primeiro, o sabor do vinho é melhor, sem dúvida alguma. Segundo, o nosso país é, tradicionalmente, produtor de vinho. Portanto o vinho deveria estar-nos no sangue*. Terceiro, está mais do que estabelecido que tem muitos efeitos benéficos**: reduz o risco de doenças cardiovasculares, tem poder anticancerígeno, aumenta a longevidade, tem poder antioxidante que lhe confere um poder anti-envelhecimento***.

Se eu não percebo nada de vinho, há quem perceba, e assim fale:
"O que faz do vinho uma bebida muito especial e salutar são os polifenóis e a sua relação com o álcool. Os polifenóis existem no mundo vegetal para proteger as plantas dos raios solares, de fungos e bactérias. Estão concentrados nas cascas e sementes e possuem um grande efeito antioxidante, antibiótico e anti-inflamatório. Os vinhos mais ricos em polifenóis, flavanóides e resveratrol são os tintos, mas o vinho branco também tem algumas virtudes terapêuticas, sendo mais diurético, desintoxicante e rico em potássio, cálcio e magnésio. "

Daqui tiro duas conclusões:
1- Agora percebo porque algumas pessoas não ficam morenas nem adoecem com facilidade.
2- Não vou perder mais tempo a decidir que cerveja comprar, porque à cerveja só reconheço duas características: o efeito diurético e o efeito aumenta a barriguinha.


* Às vezes está mesmo!

** Bebido com moderação, claro.

***Não comecem a beber demasiado por estas ditas razões ;).

7 comentários:

Anterus Belchans disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anterus Belchans disse...

Ao contrário do que se pensa, já se desmistificou a famosa 'barriguinha de cerveja' ;)

Mas quanto a mim, vinho sempre. E tinto, somente tinto.

Nirvana disse...

Anterus
A sério? Quando? :))
Concordo contigo excepto em relação à barriguinha ;)

Anterus Belchans disse...

Permita-me discordar e refutar com este argumento: http://www.apcv.pt/asp/cerveja.asp?id_categoria=4

;)

Agora vinho tinto é sempre que um homem quiser :P

Anónimo disse...

Vinho, sempre. Tinto.

Nirvana disse...

Anterus
Rendo-me às evidências. Fiquei a saber um pouco mais sobre cerveja. Mas continuo a preferir o vinho ;)

Nirvana disse...

Anónimo(a)
Pelos vistos estamos todos de acordo.
:)