quinta-feira, 30 de julho de 2009

Volta, Ronaldo, que estás perdoado!

Primeiro era a crise.

Depois o Ronaldo.

Agora é a gripe!!!

Venha o diabo e escolha, ainda prefiro o Ronaldo. Pelo menos não é contagioso e de crise (financeira) não sofre!

As pessoas devem estar informadas. Certíssimo. Mas, em grande parte devido à comunicação social, acho que está a acontecer precisamente o contrário. Geraram-se dois extremos: os que não ligam absolutamente nada, porque é só alarmismo, exagero, tanta coisa para nada; e os que andam aterrorizados, não saem de casa, desistem das férias, andam de luvas, ouvem alguém espirrar e fogem.

Na altura do reinado da gripe das aves, os noticiários, jornais e revistas inundaram-se de notícias terríveis. Em 10 anos de existência, esta gripe causou a morte de 250 pessoas, o que dá uma média de 25 mortos por ano. A gripe comum, normal, mata por ano meio milhão de pessoas no mundo. Meio milhão contra 25.

O sarampo, pneumonia e outras doenças curáveis com vacinas baratas, provocam a morte de 10 milhões de pessoas a cada ano.

Segundo os planos da OMS, a lepra devia ter desaparecido do mundo em 2005. Ora, já passamos por ele, e ainda temos vinte milhões de leprosos e, sobretudo, 380 mil novos casos por ano. Doença facilmente curável com antibióticos baratíssimos.

Estas últimas estão longe de nós. A gripe está perto!

Então falemos da SIDA. 42 milhões de pessoas vivem com SIDA. 8000 morrem diariamente devido à doença. As medidas de prevenção da gripe estão em todo o lado (a maior parte são normas de higiene simples). Em relação à SIDA, há ainda quem advogue o não uso de preservativo, mesmo em continentes onde a doença tem uma incidência altíssima.


Penso que não se deve banalizar a situação, mas a gripe A não é propriamente a doença mais mortífera à face da Terra! Muitos serão infectados, sem dúvida. Não é à toa que o número de casos tem aumentado desde o início de Julho. São importantíssimas as medidas de precaução que estão a ser tomadas pelos países. Ma não podemos isolar-nos cada um em sua casa e o mundo parar.
Acho que deviam moderar um pouco. É só gripe por todo o lado... Nem quero imaginar quando começar a época da gripe a sério, porque aí os casos vão aumentar muito mais.

Sinceramente, até acho que a melhor época para ter gripe A seria agora - agora, agora não, porque para a semana começam as férias, mas depois das férias. Ficava imunizada e provavelmente ainda arranjaria Tamiflu nas farmácias. Porque em Outubro/Novembro/Dezembro, palpita-me que vai ser mais fácil encontrar um porco a andar de patins.

Não se falou mais na crise. O Ronaldo e quantas vezes ele penteia o cabelo também caiu no esquecimento. Mas eu digo volta, Ronaldo, antes tu que o H1N1 a infectar a televisão!

3 comentários:

Gemini disse...

Ó Nirvana, eu acredito que, mais do que "alarmismo", é uma questão de "guerra de audiências"... "Amanhã" aparece outra "bomba" e lá vai a gripe...

Um beijinho!

(Concordo perfeitamente contigo nas comparações que estabeleces com as consequências de outras doenças! Sem dúvida!)

mimanora disse...

Ahaha este texto está com muito humor e toca a sério na ferida, assim como o comentário do Gemini.
Já não há paciência para tanta noticia de gripe e alarmismos.

Volta Ronaldooooo!

Anónimo disse...

Gosto mesmo deste blog. Tens um sentido de humor muito próprio, subtil mas incisivo. Adicionalmente falas de coisas sérias, muito s+erias, com a seriedade que merecem. Parabéns.
A gripe virá, irá, e virá outra coisa qualquer.