quarta-feira, 15 de julho de 2009

A Minha Praia, A Minha Paz



Adoro o Verão.

Dias grandes, tempo quente (sem exageros, porque aí os neurónios começam a derreter), praia, sol, cores alegres, caras bem-dispostas, fins de tarde na praia.

Há coisas que não gosto no Verão, mas essas são expressão de um profundo egoísmo (shame on me). Além da lotação esgotada no ginásio que faz com que não ponha lá os pés nestes meses, pior, muito pior... é invadirem a "minha" praia. Eu avisei que era puro egoísmo :). A praia é de todos, não é minha, infelizmente. Mas devia ser.


Devia ser, porque esta praia tem em mim um efeito terapêutico como nada mais tem. Porque venho aqui seja Verão ou Inverno, faça chuva ou faça sol. Porque esta praia, esta beira-mar, sabe muito sobre mim, assim como eu sei muito sobre ela. Porque muitas vezes, sentada ao pé deste mar, o meu sal se misturou com o seu. Porque muitas vezes o som do meu riso se misturou com o som das suas ondas. Porque vou embora sempre melhor do que chego. Porque preciso desta praia. Porque esta praia precisa de mim e não de dezenas ou centenas de pessoas a pisarem a areia, a atirarem lixo para o chão, a queixarem-se que a água está fria.

Lá começa o bichinho egoísta "mas não têm mais o que fazer? Não?" Terão tanto como eu... Com licença, com licença... impossível. Passear à beira-mar parece uma gincana, desvia aqui, passa acolá. Vou-lhes dizer que a praia está contaminada ;). Não, não cheguei a tanto...

Lá consegui achar um espaço livre, sem ninguém por perto (muito perto), com aquela imensidão azul à minha frente. O meu mar.

Depois destes dias, em que tantas e tantas questões me assolaram, em que coloquei em causa tanta coisa, em que me senti tão sufocada, tão impotente, tão zangada comigo própria, consegui finalmente respirar, pôr as ideias em ordem, encontrar-me, encontrar a serenidade que tanta falta me fazia.

Nunca me falhou o meu mar.

E com este post encerro o período down deste blog, que me invadiu estes últimos dias.

5 comentários:

mimanora disse...

Xô, xô períodos donw!
É o que ando a tentar fazer... ainda estou na fase dos ups and downs :)

Gemini disse...

"O mar enrola na areia
Ninguém sabe o que ele diz
Bate na areia e rebola,
Por que se sente feliz!

O mar também é casado,
O mar também tem mulher.
É casado com a areia,
Dá-lhe beijos quando quer"

E até o mar, no seu trajecto desenfreado para beijar a amada esposa, tem nas ondas "altos e baixos"...

(Folgo muito emsaber-te "up") ;))

Um beijinho

Nirvana disse...

Mimanora
Para bem longe de preferência.
No que depender de mim vão andar muito, muito longe.
Pensamento positivo!
Beijinhos

Nirvana disse...

Gemini
Deve ser por isso que eu gosto tanto dele: ninguém sabe o que ele diz ;)

A vida é só uma. Não podemos desperdiçá-la só com tristezas. Estes momentos às vezes até são bons, para pôr as ideias em ordem, para as arrumar nos seus sítios. Só assim conseguimos evoluir e não fazer sempre os mesmos erros. Pensar não é lá grande coisa, mas às vezes ajuda!

Beijinho

CybeRider disse...

Olha lá! Se não forem teus são de quem?...

Ou também serás dos que por falsa modéstia (ou por boas maneiras políticas) não se acham o centro do universo?

"Todos" somos apenas o cenário onde decorre a tua vida. (Claro, tens que respeitar a estrutura, senão escangalha-se, mas isso é outra coisa...)

Bjks!