quinta-feira, 16 de abril de 2009

Atendimento de qualidade


Cá estou de volta, depois de tão prolongada ausência, condicionada por muito trabalho e pouco tempo para me dedicar a esta nova actividade.


Em primeiro lugar, quero dizer que gosto do meu país, que defendo com unhas e dentes. Portugal tem muita gente (conhecida e anónima) de valor. Gosto de ser portuguesa, do nosso pequeno grande Portugal.
Mas hoje, desde há muito tempo, sinto verdadeiro orgulho em ter como governantes pessoas com tão bom gosto, com tão requintado mau gosto, que acham que nós, pobre povo, somos uns completos atrasados mentais.
Pasmei. Pasmei mesmo ao ouvir, cheguei a pensar que estava urgentemente a precisar de fazer uma grande limpeza aos meus ouvidos, mas confirmei depois, ao ler, as normas de vestuário dos funcionários da Loja do Cidadão de Faro, aquela que, segundo o nosso primeiro-ministro, é a mais moderna e avançada do país.

Passo a transcrever:
..Saias muito curtas, camisolas decotadas, gangas, saltos altos, roupa interior escura, perfumes agressivos e sapatilhas. Tudo isto é proibido usar, em serviço, na Loja do Cidadão de Faro.....
«Esta acção incide sobre várias matérias e, em particular, sobre o que deve constituir um atendimento de qualidade, que ajuda ou prejudica o relacionamento com os cidadãos», explicou Maria Pulquéria Lúcio, vogal do Conselho Directivo da Agência de Modernização Administrativa, que realizou uma acção de formação antes da abertura da loja.
«Esses aspectos de postura foram abordados como importantes para uma imagem cuidada que se privilegia e que tornará o contacto com o cidadão mais agradável», acrescentou.
Ufa!!! Ainda bem que não sou funcionária pública!! Caso não tenham reparado, quase todas estas normas se aplicam às mulheres! Vamos por partes:
Não vou trabalhar de mini-saia tipo cinto, nem decotes tipo sem fim, mas isso faz parte do bom-senso, não? Será necessário isso estar escrito como norma? Não me parece.
Ganga... D. Maria Pulquéria, desculpe a opinião de uma leiga em matéria de moda, mas já viu bem as calças de ganga? Então olhe e veja, porque além de confortáveis, algumas são bem elegantes quando combinadas com uma camisa, camisola ou blazer.
Sapatilhas e saltos altos. Ficamos com os saltos baixos sem sapatilhas. Sim, isto é importantíssimo para o bom funcionamento e contacto com os cidadãos. A primeira coisa que qualquer um faz quando finalmente chega a sua vez, é espreitar para dentro do balcão e ver como são os sapatos da funcionária!!!! Pessoalmente acho que deviam oferecer às funcionárias umas sapatilhas daquelas com rodinhas, como as dos miúdos.
Roupa interior escura. Para mim esta é a melhor, e a principal razão por estar contente por não trabalhar na loja do cidadão de Faro. Então que ia eu fazer às minhas ricas cuequinhas?? Deitar fora, neste tempo de crise? Sim, porque passamos a grande maior parte dos dias e do ano a trabalhar. Também confesso que não percebo a razão desta norma. Roupa interior quer dizer roupa interior, ou seja, que está no interior, que não se vê. Que importa se é preta, amarela, roxa, às riscas ou aos quadrados???
Perfumes agressivos. Qual vai ser o nariz que vai diferenciar os perfumes agressivos dos não agressivos?? Se calhar estão a prepar a lista dos perfumes permitidos. Ou melhor. Nem usem perfume, nada como o odor natural de cada um.
Eu discordo completamente da D. Pulquéria. Acho que deviam contratar
a Fátima Lopes para fazer um uniforme para as funcionárias, seria muito mais
interessante visualmente e o público não ficaria insatisfeito. Aliás, com o calor
faz no Algarve em algumas alturas do ano, acredito que trabalhariam melhor.
Penso, também, que deveria ser considerado um suplemento no ordenado das
funcionárias para comprarem roupa adequada para uma imagem que torne o
contacto com o público mais agradável, quem sabe Guess, Escada ou Armani.

Haja santa paciência!!!! Querem atendimento de qualidade??? Ponham funcionários a trabalhar em número suficiente para não termos de esperar horas porque só há meia dúzia de pessoas a trabalhar para atender centenas. Diminuam a burocracia. Facilitem a vida ao público e aos funcionários.
Mas, por favor, deixem a roupa interior continuar a ser roupa interior e não inventem uma máquina verificadora da cor de roupa interior!!!


2 comentários:

Anónimo disse...

Numa palavra: brilhante!

Nirvana disse...

Anónimo, Obrigada.
Ainda não fui lá verificar!
:)